sábado, 31 de março de 2018

Úlcera de Córnea em cães - Minha experiência com meu Shihtzu

                                                          

Hoje o assunto é do quadro Meu Mundo Pet , vou falar um pouco sobre a úlcera de córnea e também da minha experiência com meu cachorro, pois aconteceu comigo e eu não fazia ideia de que o problema fosse tão grave.

A úlcera de córnea é um problema que afeta muito os cães e muitas vezes é confundido com conjuntivite canina por conta de alguns sintomas. Primeiro vamos entender o que é a Úlcera córnea :

A úlcera de córnea nada mais é do que uma ferida profunda na córnea, que pode ser um arranhão, uma punção, ou outro tipo de lesão. Como a córnea é totalmente transparente, as úlceras normalmente são difíceis de serem vistas sem o auxílio de corantes, mas em casos mais avançados, pode ser possível observar uma ou mais pequenas depressões nos olhos do cão.( texto extraído do site Meu cão velhinho)

Como aconteceu com meu shihtzu? 

O primeiro sintoma do meu cachorro foi vermelhidão nos olhos e dificuldade de manter o olho direito aberto, imediatamente coloquei soro fisiológico e marquei uma consulta ao veterinário para o dia seguinte, a tarde o olho dele já estava com remela amarelada então já fui me preocupando, continuei colocando soro porque a consulta seria só no dia seguinte. No dia da consulta pela manhã o olho acometido dele estava com uma nevoa branca e fiquei muito preocupada , observei tb que o outro olho dele também começou a ficar com dificuldade para abrir.

No dia da consulta na hora a veterinária já identificou que seria uma úlcera, mas para confirmar tem que examinar colocando um colírio que deixa a lesão a mostra, pois ele reage com uma cor fluorescente deixando visível onde está a úlcera. 
Confirmado o diagnóstico nos 2 olhos ela passou o tratamento. Perguntei sobre a névoa e do porque ela aparecera tão rápido. Ela falou que era uma reação de defesa do organismo do cão e que com o tratamento essa parte esbranquiçada que estava em volta de toda a parte escura do olho iria voltar ao normal .

A úlcera de córnea deve ser tratada o mais breve possível pois pode levar o cão a cegueira, fiquei impressionada com evolui rápido. Por isso se você perceber qualquer problema nos olhos do seu animal, leve imediatamente no veterinário para saber qual procedimento tomar, não espere em casa nem tente medicar por conta própria. 

O tratamento que foi passado para o meu shihtzu (Pichuco ) ;

Foi  prescrito 2 colírios, um contendo antibiótico de uso veterinário e o outro colírio humano no período de 4 x ao dia aplicados com intervalo de 10 minutos entre o primeiro colírio e o segundo.
Um anti inflamatório por 8 dias e remédio para dor , colar Elizabetano para evitar que ele coçasse os olhos com as patas. 

Com 5 dias já vi melhora nos olhos dele, mas o tratamento foi prescrito por 15 dias e ele ainda está terminando esse prazo, a névoa com 10 dias já havia sumido. Graças a Deus que ele foi tratado logo, pois como falei antes esse problema evolui rápido e pode causar cegueira em casos mais graves. Por isso se notar qualquer alteração como vermelhidão e olho mais fechado ou até excesso no piscar dos olhos do seu animalzinho leve o mais rápido ao veterinário. 
  
                                                       
No dia que percebi que o olho não estava bem . Na foto podemos ver que o olho direito está mais fechado .



Fotos do dia do exame : 


Na parte que reagiu com o colírio podemos ver a lesão 

No décimo dia do tratamento : 

                                                 
             

olho esquerdo totalmente recuperado


Olho direito quase totalmente recuperado, ainda dá para ver uma pequena mancha branquinha da lesão, mas ainda falta 5 dias para finalizar o tratamento.



 Acho que pode ter sido a pata da minha outra shihtzu , tenho uma fêmea de 8 meses que é bem serelepe e vive batendo as patas no rosto do Pichuco, imagino que nessas brincadeiras pode ter acontecido a lesão, mas quando for passear com seu pet, fique atento e evite locais com galhos e muitas plantas altas pois podem arranhar os olhos do seu bichinho. Espero ajudar outras pessoas com esse post. abraços e até o próximo quadro Meu Mundo Pet que estará sendo publicado todos os Sábados.

Nos acompanhe no nosso instagram
@pichucoepitanga.shihtzu








Aproveite e leia mais os artigos sobre...

0 Comentários:

Postar um comentário

Sejam bem vindas e obrigada por comentar, sempre digo que temos muito o que aprender umas com as outras.Por favor deixem o link do seu blog ou comunidade para que eu possa retribuir a visita.Beijos!!!!!