Saiba qual o óleo ideal para sua dieta



Os óleos e gorduras são quase que indispensáveis na preparação das refeições, mas atualmente, tem sido alvo de muitas críticas quando o assunto é alimentação saudável.
É do conhecimento de praticamente todas as pessoas o quanto os óleos fazem mal a saúde, pois eles são responsáveis pelo aparecimento de algumas doenças cardiovasculares, aumentam o colesterol (gordura no sangue) que consequentemente acarretam alguns problemas. Uma alternativa para reduzir o consumo de óleos e gorduras é possível usar uma fritadeira elétrica airfryer que não usa óleo.
A variedade de óleos é grande, mas apesar das características nutricionais serem parecidas, suas composições químicas e de sabor variam.
Para se entender o motivo de alguns óleos serem mais saudáveis que outros, é preciso entender o porque de alguns deles fazerem tanto mal.
Hoje em dia usamos uma classificação de gordura boa e ruim, para diferenciar os óleos/gorduras que devem ser evitados ou consumidos.
Fritar, grelhar ou assar alimentos sem óleos é um trabalho quase que impossível. Os óleos vegetais são mais saudáveis que os de origem animal, pois possuem gorduras saturadas em menos quantidade (essa gordura é a vilã do organismo), por isso são mais indicados para uma dieta saudável, veja as dicas abaixo dos tipos de óleos vegetais e escolha o que mais se adequar a sua necessidade:


Óleo de soja
O óleo de soja é uma opção de ácidos graxos poli-insaturados (gordura boa), rico em Omega 3, 6 e vitamina E que contribui para o funcionamento do sistema nervoso, além de possuir ação anti-inflamatória, ainda ajuda a regular os níveis do colesterol ruim.
Óleo de canola
Considerado um dos óleos mais nobres que existem, o óleo de canola não é muito acessível, mas é o que mais possui ômega 3. Ideal para a preparação de arroz, massas, grelhados e assados.
Óleo de girassol
O óleo de girassol conta com o ômega 9 além do 3 e 6 que os outros também carregam, além da gordura monoinsaturada (gordura boa que regula o colesterol ruim). Seu uso é ideal para o preparo de carnes, peixes, atum e frutos do mar. Ele é o mais indicado para esse tipo de alimento porque não altera o sabor original do prato, nem a cor dos alimentos.



Óleo de gergelim
Também conhecido como óleo de sésamo, esse óleo, além das características comuns dos óleos vegetais, possui substâncias antioxidantes, como a sesamina e o sesamol. Esse óleo dá um toque especial em receitas orientais e mediterrâneas.
Óleo de amendoim
O mais recomendado para frituras, pois atinge um alto grau de saturação (220º), porém seu sabor é bastante forte, podendo interferir na característica dos alimentos.
Azeite de oliva
O azeite de oliva é o queridinho da alimentação saudável, pois além de saboroso ele auxilia na saúde do coração devido ao seu alto nível de ácidos monoinsaturados e vitamina E.
É ideal para ser usado ao final da preparação dos alimentos, como na salada e nas carnes, pois se aquecido tem sua estrutura molecular modificada, tornando-se uma gordura saturada altamente perigosa ao organismo.


Óleo de coco
Além de gostoso, o óleo de coco é rico em antioxidantes.
Versátil, pode ser usado em quase todas as combinações, seja na salada, no arroz, nas massas, doces, grelhados e assados.






Óleo de algodão
Ao contrário de outros óleos vegetais, o de algodão mantém sua propriedade mesmo depois de aquecido. Muito usado pelas indústrias no preparo de molhos para saladas, maioneses e marinados.
Escolha o óleo que mais lhe agrade e siga firme na dieta para uma vida mais saudável.

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