segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Novembro azul - Luta contra o câncer de próstata

Olá a todos , hoje eu venho falar do novembro azul , estamos nesse mês na luta contra o câncer de próstata, que é hoje no Brasil o câncer  mais comum entre os homens atrás do câncer de pele.
A próstata é uma glândula presente nos homens, localizada abaixo da bexiga e à frente do reto. O câncer pode ser descoberto inicialmente no exame clínico, um toque retal, exame que enfrenta a resistência de muitos homens, combinado com o resultado de um exame no sangue. Se detectado o tumor, só a biópsia é capaz de confirmar a presença de um câncer. Segundo a SBU, quando descoberto no início, 90% dos casos de câncer de próstata são curáveis.

Na fase inicial, o câncer da próstata não costuma apresentar sintomas. Quando surgem são parecidos com os do crescimento benigno da próstata: dificuldade de urinar e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite. Na fase avançada, a doença pode provocar dor nos ossos, problemas para urinar e, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

O tratamento vai depender do estágio da doença, e pode ser feito com cirurgia, radioterapia, tratamento hormonal e algumas vezes apenas observação médica.

( texto extraído do site http://www.brasil.gov.br/saude/2013/11/novembro-azul-alerta-para-a-importancia-do-diagnostico-precoce-do-cancer-de-prostata )

Resolvi falar sobre esse assunto por que meu pai teve no final do ano passado câncer de próstata, e só se curou por que foi diagnosticado no início , ele fez a cirurgia e nem precisou de quimioterapia nem nada, bastou a operação e pronto, é importante que todos os homens a partir de 40 anos faça o exame, principalmente quem tem caso na família, quem se ama se cuida. 


Aproveite e leia mais os artigos sobre...

20 comentários:

  1. Tenho medo de todo e qualquer tipo de câncer, por isso acho que o diagnóstico precoce é muito importante, sempre fico de olho nos exames de rotina do meu pai, pois como você disse, quem ama cuida!!

    Bjokas
    Alê Leca
    Comunidade da Beleza.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post! Homem também precisa se cuidar.
    Beijos!
    www.mahmaquiagens.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, acho que o machismo influência, muitos desistem de fazer por causa do toque .

      Excluir
  3. Muito boa essa iniciativa!!! Os homens também tem que se cuidarem!!!
    Bjus
    Jaque

    ResponderExcluir
  4. Meu pai fez o exame e teve alteração, foi fazer um exame de biopsia e acabou pegando infecção hospitalar. Não deu nada no exame, mas isso traumatizou meu pai que não queria saber de hospital e nem consulta de rotina, até que um dia não teve jeito e teve que voltar ao hospital com problemas de pressão e rins, hj ele faz diálise! Esses homens teimosos!!
    bjoo

    Tiemi
    rosebox.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente ele passou por esse problema de infecção, mas é um caso raro, os benefícios do exame são maiores .

      Excluir
  5. Parabéns pela iniciativa amiga
    seja bem vindo essa maravilhosa
    campanha
    azul

    linda noite bjs

    Ser Mamãe Pela Segunda Vez
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  6. oi Vivian obrigada por ter feito uma visita no meu blog,
    já estou te seguindo, adorei o seu blog, estarei sempre vindo aqui... bjs Marta

    ResponderExcluir
  7. Que legal!!!
    Vou aderir a campanha divulgando.
    Bju

    ResponderExcluir
  8. Eu não sabia dessa campanha!Muito bacana de sua parte,eu ainda não vi ninguém falando dessa campanha,que é tão importante quanto a do outubro rosa!
    Parabéns...
    Bjs...
    www.vaidosaseinteligentes.com.br

    ResponderExcluir
  9. Homem tb tem que se cuidar. Achei otimo seu post
    Ótimo dia pra vc!
    Big Beijos
    http://luluonthesky.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Bom dia, vim retribuir sua visita, parabéns pelo blog, muita informação importante. Bjos
    Déia Crochês

    www.dedecroches.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Sejam bem vindas e obrigada por comentar, sempre digo que temos muito o que aprender umas com as outras.Por favor deixem o link do seu blog ou comunidade para que eu possa retribuir a visita.Beijos!!!!!