quarta-feira, 19 de junho de 2013

Festas Juninas

Olá meninas ,bem com o São João se aproximando meus próximos posts serão com dicas para está festividade ,desde look a receitas até a origem da festa em si. Bem aqui no Nordeste é a festa mais esperada do ano então vem comigo que eu vou falar um pouquinho Como tudo começou.

                                   


O mês de Junho é caracterizado por danças, comidas típicas, bandeirinhas, além das peculiaridades de cada região. É a festa junina, que se inicia no dia 12 de Junho, véspera do dia de Santo Antônio e encerra no dia 29, dia de São Pedro. O ponto mais elevado da festa ocorre nos dias 23 e 24, o dia de São João. Durante os festejos acontecem quadrilhas, forrós, leilões, bingos e casamentos caipiras.

A tradição de comemorar o dia de São João veio de Portugal, onde as festas são conhecidas pelo nome de Santos Populares e correspondem a diversos feriados municipais: Santo Antônio, em Lisboa; São Pedro, no Seixal; São João, no Porto, em Braga e em Almada.

O nome “junina” é devido à sua procedência de países europeus cristianizados. Os portugueses foram os responsáveis por trazê-la ao Brasil, e logo foi inserida aos costumes das populações indígenas e afro-brasileiras.

A canjica e a pamonha são comidas tradicionais da festa na região, devido à época ser propícia para a colheita do milho. O lugar onde ocorrem os festejos juninos é chamado de arraial, onde há barracas ou um galpão adaptado para a festa.

Muitas coisas mudaram desde a época de antes , hoje as quadrilhas existem mas não com tanta força que no passado , nem todas as pessoas enfeitam as suas casas e a fogueira anda perdendo lugar nas ruas da cidade.Mas a cultura do forró é muito forte , mesmo com a evolução do sertanejo universitário ,o forró pé de serra nessa época é preferencia de todos ,na minha opinião um dos melhores lugares para curtir essa época é em caruaru e gravatá interior de Pernambuco e em Campina Grande na Paraíba .
Bem meninas amanhã Quinta - feira trarei looks para esse festejo 
Sexta-feira -fotorial de make para São Jõao 
Sábado - receitinhas típicas dessa festividade 
Domingo - Unha do dia para São João
quem tiver curiosidades em saber da vida dos Santos visitem meu outro blog http://deusguianossospassos.blogspot.com.br/ que lá vocês encontrarão tudinho sobre os 3 santos dessa época São João, São Pedro e Santo Antônio.

Espero que tenham gostado ,deixe seu comentário com o link do blog ,para facilitar a retribuição da visita ,bjs uma boa semana pra vocês !!!!!!!!!!!!!!!!

Aproveite e leia mais os artigos sobre...

16 comentários:

  1. Amo Festas Juninas, adoro o clima, os enfeites, as músicas, a quadrilha... Este fim de semana passado fui a duas e me diverti muito, as comidas típicas são maravilhosas... Não consigo ficar longe das canjicas, kkkk. Adorei o post Lindona.

    Bjokas
    Leca
    Equipe Comunidade da Beleza.

    ResponderExcluir
  2. Olha eu adoro as festas e sempre dançava na escola, mas de um tempo para cá quase não se vé mais as grandes festas, enfim eu adoro.

    Bjs
    blogperfumedepitanga.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Adoro festas juninas, aqui na minha cidade tem festas bm legais...

    Amei seu blog, estou te seguindo...

    Beijinhos
    http://kahcastioni.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Uma coisa que eu não gosto nas festas juninas são as comidas de milho por todo lado. Não gosto de milho! kkk
    Mas adorei o post >.<
    xoxo
    Pimenta Rosa

    ResponderExcluir
  5. Também gosto dessa época do ano que tem festas juninas!
    Bjs
    janamakesesmaltesecia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Adoro festa junina! Lembro do meu tempo de criança, na escola e até mesmo aí em Salvador, quando fazia festa na rua, no prédio...aí é tradição, já aqui não tem tanto isso, em BH. As comidas eu adoro! bolo, doce, canjica...bom demais! Amiga, logo venho arrumar seu blog, tá? bjo

    ResponderExcluir
  7. Amo o são joão, conheci meu namorado nessa época! <3 Haha

    Blog: www.kaahmenezes.com
    Fã page: www.facebook.com/kaahmenezes1

    ResponderExcluir
  8. Festa junina é tudo de bom,adoro comer cuscuz nessa época ^^
    irei aguardar para conferir as próximas matérias (:

    Beijos :*
    euvodeesmalte.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Verdade muita coisa mudou, mas as festas Juninas ainda são encantadoras, eu adoro, amei o post fez eu viajar no tempo de quando eu ainda dançava quadrilha na escola, um super beijo minha querida.
    Carla Fabieene "Minhas Paixões Futilidades"

    ResponderExcluir
  10. Essa época do ano é muito gostosa com as barraquinhas e comidas deliciosas como canjica, caldos, pastel... adorooo demais

    beijos

    dani-daninews.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Eu adoro festa junina... as comidas são tudooo de booom... até agora só fui em 1 aqui na minha cidade... mais quero muito participar de outras... Bjinhos... vou ficar aguardando as próximas dicas...!!!

    manunaotaobasica.blogspot.com.br
    anaclaragb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Amei amiga, gosto muito das comidas típicas e principalmente das pamonhas!!
    Queria que você trouxesse uma receita de vatapá, pois eu amo esse prato mais não sei fazer!!
    Beijos!!
    http://belezaemsintonia.com/

    ResponderExcluir
  13. Adoro as festas juninas, principalmente das comidas típicas kkk.
    Adorei a ideia do post. Beijos!
    www.mahmaquiagens.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Adoro as comidas, as festas mudaram mais elas continuam um sucesso, Dona de Casa tem post novo lá no blog se quiser dá uma conferida, fique com Deus beijos.
    http://www.lucimarestreladamanha.blogspot.com.br/2013/06/trancas-que-nao-saem-da-moda.html

    ResponderExcluir
  15. Amei seu post!
    Como eu aaaaaamo festas juninas, já postei ontem no meu blog um passo a passo em fotos de unhas com este tema. Confere lá!
    Bjussss...

    http://unhasemakesinspiracoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Sejam bem vindas e obrigada por comentar, sempre digo que temos muito o que aprender umas com as outras.Por favor deixem o link do seu blog ou comunidade para que eu possa retribuir a visita.Beijos!!!!!